top of page
Irismar França

Do jogo de botão a narração de final  de Copa do Mundo

A trajetória do melhor repórter e narrador esportivo da Verdinha, na opinião dos ouvintes

Texto/ vídeo/ fotos: Carlos Cléber

Radialista profissional, Irismar França, 42, exerce as funções de repórter policial e narrador esportivo na Rádio Verdes Mares AM 810, a Verdinha, em Fortaleza (CE). Também é apresentador de programas policiais, como o “Rota 22”, “Comando 22” e “Os malas e a lei”, na TV Diário.

 

Seu primeiro interesse pelo universo radiofônico vem da infância, quando tinha o costume de ouvir rádio com sua avó, e ele admirava aquelas locuções de notícias e as narrações esportivas transmitidas pelo aparelho. Já gostava muito de futebol também quando criança. Seus amigos o chamavam para brincar de jogo de botão e pediam para que ele narrasse as partidas dessa brincadeira, imitando os narradores do rádio.

 

Já em sua adolescência, aos 16 anos, foi convidado para compor a equipe de esportes da Rádio Poty de Crateús, quando jogava num time de futebol da cidade. O chefe da equipe esportiva gostou de sua voz e dicção ao ouvi-lo numa entrevista e lhe fez o convite, que foi aceito. Irismar estreou na rádio já como repórter “de pista”, que é assim chamado o repórter que fica na beira do gramado do jogo de futebol, informando os lances da partida.

 

Na Rádio Poty também trabalhou como repórter policial, e em sua primeira notícia que foi ao ar, relatou o falecimento de um amigo seu que foi arrastado e desapareceu numa enchente, decorrente das fortes chuvas da época. Uma memória difícil de esquecer.

 

Sua estreia como narrador esportivo aconteceu três anos depois, já trabalhando na equipe esportiva da Rádio Educadora, também de Crateús, no jogo de futebol Petróleo versus Cidade Nova. França estava escalado como repórter para cobrir a partida, mas de última hora teve que substituir o narrador. Após este jogo, o jovem substituto deixou de trabalhar como repórter esportivo e passou a narrar definitivamente.

 

Já em Fortaleza, Irismar foi convidado pelo narrador esportivo Gomes Farias para trabalhar na Rádio Verdes Mares AM 810. Na Verdinha, continuou com as funções de narrador e repórter policial, chegando a narrar duas Copas do Mundo, incluindo a de 2014 no Brasil, com a final entre Argentina e Alemanha. Com o sucesso no rádio, logo surgiu também a oportunidade para trabalhar na TV Diário, exercendo as mesmas funções quando no rádio, além da nova função de apresentador de programas policiais na emissora.

Repórter popular

Irismar França é conhecido como o primeiro repórter a divulgar publicamente o número do seu celular (085 8678-9698) no rádio e na TV. Quando começou a trabalhar em Fortaleza, ele percebeu que os profissionais do rádio e do jornalismo, no geral, preferiam manter a privacidade e o sigilo dos seus números de celulares em relação ao público.

​

Então, França decidiu divulgar o número do seu celular no rádio, para ter uma proximidade maior com a população e obter possíveis furos de notícias policiais. Isso rendeu a ele matérias exclusivas e o reconhecimento dos ouvintes, sendo escolhido como o melhor repórter da rádio em pesquisas de opinião, feitas pela Verdinha (AM 810).

 

Na televisão, sua primeira grande reportagem, como repórter, foi cobrindo um acidente de trânsito entre dois caminhões que se chocaram de frente na rodovia CE 222. Graças ao seu número de celular divulgado na mídia, Irismar foi o primeiro a ficar sabendo do ocorrido, ao ser informado da batida por uma testemunha do acidente que telefonou para ele. Foi também o primeiro a chegar no local da ocorrência. Sua reportagem rendeu o maior pico de audiência da TV Diário daquele dia.

 

Irismar já foi demitido do Sistema Verdes Mares (Verdinha e TV Diário), mas foi recontratado. Hoje, o repórter policial e narrador esportivo deseja alcançar novos voos: pretende se candidatar a vereador nas eleições deste ano, mas buscando conciliar o mandato, se eleito, com sua atual profissão.

 

No webdoc a seguir, Irismar França detalha a sua primeira narração num jogo de futebol, pela Rádio Educadora. Relata também como iniciou seus trabalhos na Rádio Verdes Mares AM 810 e como virou apresentador de televisão na TV Diário.

bottom of page