
Edith Gomes
Blog: de hobby a instrumento de trabalho
O que parecia ser um passatempo passou à profissão. A envolvente trajetória de uma designer de moda cearense que se tornou blogueira de sucesso
Texto/ vídeo/ fotos: Bárbara Fonseca - 8° semestre
Tudo começou há seis anos. A cearense Edith Gomes iniciava sua vida acadêmica como estudante do curso de Direito, mas sempre foi apaixonada por moda. Cursou dois anos da faculdade até perceber que aquela profissão não era a que sonhava. Criou, então, o blog Tudo com Moda, depois do incentivo das amigas que a influenciaram a seguir carreira, já que ela sempre teve um estilo diferente de se vestir. “Começou na época do Orkut. Sempre postava looks com uma produção mais elaborada e as minhas amigas perguntavam de onde eram as roupas, como fazia as combinações etc. Foi a partir daí que surgiu a vontade de criar o blog”, explica.
A primeira postagem no blog foi sobre a tendência liberty, que são estampas com flores pequenas. “Lembro com muito carinho dessa postagem. Levei um susto com os 400 acessos que o blog teve, do dia para a noite. Fiquei me perguntando quem eram aquelas pessoas e isso me motivou a continuar”.
Edith começou a acreditar no blog como um instrumento de trabalho depois da primeira parceria, na época com a marca de roupas Moça Bella da futura também blogueira, Vitoria Rocha. “Ela acreditou no meu trabalho quando eu mesmo não acreditava e sou muito grata a ela por isso. Hoje a ‘Viih’ não tem mais a marca por conta da correria com o blogger”.
Sempre atualizada no mundo fashion, Edith dá dicas de moda, beleza, comportamento e tem feito sucesso na Web com produções elaboradas e acessíveis. Atualmente com mais de 163 mil seguidores no Instagram, 8 mil inscritos no YouTube, ela não usa com tanta frequência a plataforma Blog, mas não o deixou de lado. “Instagram, SnapChat, Facebook, YouTube e todas as redes sociais vieram para somar ao blog e não para substituí-lo. Eu tenho um carinho enorme pelo meu blog, mas confesso que não tenho muito tempo para produzir matérias para ele. As redes sociais são mais leves e fáceis de levar na correria do dia a dia”.
A jovem leva a vida de blogueira profissional, mas também é formada em Designer de moda e atua na área que escolheu como formação. “Nunca pensei em atuar profissionalmente. Ser blogueira para mim era apenas um hobby, mas hoje é a minha maior fonte de renda”, esclarece.
Com apenas 25 anos de idade, o trabalho como influenciadora digital é bem intenso. “É preciso ser organizada, ter uma agenda bem programada e cumprir horários. Vivo buscando conteúdo para os meus seguidores e leitores. Além disso, também me preocupo em fazer fotos bacanas para manter minhas redes sociais atualizadas”.
A popularidade é tanta que rotineiramente é conhecida nas ruas de Fortaleza e em outros estados. Edith confessou que adora o carinho dos seguidores. Diz, porém, que não se acha famosa com os assédios. “Amo quando as pessoas me cumprimentam nas ruas e não me sinto famosa por isso. Sempre que acontece, sinto que o meu trabalho está sendo reconhecido e que tenho o retorno positivo dessas pessoas. Ser conhecida é uma forma de retorno profissional e não de fã.”
De blogueira a apresentadora de TV
A oportunidade de trabalhar na televisão para Edith Gomes aconteceu em 2012. Ela, porém, recusou a proposta por não se sentir preparada para o novo desafio. Em 2015, foi convidada novamente. Desta vez para apresentar o programa It Girls ao lado de outras bloggers influentes de Fortaleza. “Foi uma experiência incrível e desafiadora. Amei falar de moda, mostrar tendências e estar ao lado de outras blogueiras.”
Hoje, Edith divide o palco do programa Pré Party com o apresentador Edgel Joseph na TV Diário. “Adoro o Edgel e quando ele me convidou aceitei sem pensar. O programa é de entretenimento e bem descontraído. Sinto-me muito à vontade ao apresentar”.









